sexta-feira, 30 de julho de 2010

2º Seminário CREAS São Leopoldo

Desde o início do mês nossa equipe tem dedicado algumas horas, no meio da correria habitual, para pensar na segunda edição do Seminário do CREAS SL. Ano passado, nossa proposta foi apresentar os serviços do CREAS para a rede do município e, também, para os municípios da região. Além disso, queríamos que fosse um momento de capacitação sobre os temas relacionados a cada serviço que executamos. Assim, organizamos palestras e oficinas sobre violência sexual, medidas socioeducativas em meio aberto, violação dos direitos dos idosos e pessoas com deficiência, bem como, sobre pessoas em situação de rua.

Este ano, pensamos em abordar um tema que fosse comum a todos os serviços do CREAS (PAEFI, SEAS, MS e PCDIF) e que, ao mesmo tempo, fosse interessante para outros serviços da rede. Debatemos as diversas possibilidades, revisitamos as fichas de avaliação do primeiro seminário e optamos pelo tema do “vínculo como possibilidade de intervenção”. Pensando também em nosso trabalho interdisciplinar, planejamos trazer o olhar do serviço social, da psicologia e da educação social para este diálogo.

Além disso, buscando “fortalecer os vínculos” com os outros CREAS, iremos convidar alguns parceiros para apresentarem suas experiências de trabalho e conduzirem as atividades em grupo. Nossa proposta é de, nestes grupos, refletirmos sobre os vínculos dos nossos serviços com o Judiciário e Ministério Público (PAEFI), com as demandas da sociedade (SEAS), com as demais políticas públicas (MS) e com as famílias (PCDIF).

Assim como no ano passado lançamos e distribuímos em nosso seminário a cartilha de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes “Vamos quebrar o muro do silêncio”, este ano iremos fazer o lançamento e distribuição da publicação “Perfil e Mapeamento da População Adulta de Rua de São Leopoldo, fruto da pesquisa realizada pela equipe que trabalha no CREAS/SEAS.

Estamos sonhando, planejando, organizando e dando os primeiros passos para que este encontro seja possível em setembro. Em breve, mais informações sobre os convidados e a programação completa.

Até!

domingo, 25 de julho de 2010

Cartilha de prevenção ao abuso e exploração sexual do CREAS no cidadania.com



O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de São Leopoldo em parceria com o Projeto Social Cidadania.com, está disponibilizando on-line, no Blog do Cidadania.com, a Cartilha de prevenção ao abuso e exploração sexual: “Vamos quebrar o muro do silêncio”, tendo como objetivo ampliar a divulgação da mesma e possibilitar que um maior número de pessoas tenham acesso a este material, atingindo assim, o fim para o qual foi elaborada. Para ter acesso, basta acessar aqui!!


O Cidadania.com é um guia online disponibilizado à comunidade de São Leopoldo sobre as organizações, serviços e direitos de cidadania oferecidos na cidade. Trata-se de uma ferramenta de informação que possibilita o acesso e o controle das políticas sociais municipais pela população e pelas organizações.

Postado originalmente em: http://unisinos.br/blog/cidadania/2010/07/19/cartilha-de-prevencao-ao-abuso-e-exploracao-sexual-vamos-quebrar-o-muro-do-silencio/