terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vínculos a partir do olhar do Direito

Confirmada a presença de Sonia Biehler da Rosa em nosso seminário. Sônia é graduada em direito e em psicologia. Juíza de direito aposentada, possui mestrado em psicologia e especialização em direitos humanos. Também participou e trabalhou em organização da sociedade civil.

Sônia, assim como as profissionais da educação social e do serviço social, aceitou o desafio de participar de nossa "reunião de equipe" para dialogar sobre o tema dos vínculos dentro dos serviços previstos pelo SUAS. Temos também a confirmação da profissional da psicologia (em breve notícias!).

Aproveitamos para agradecer as mensagens que estamos recebendo das equipes de diversos CREAS do estado e também, pela receptividade que nosso seminário está tendo, traduzida no grande número de inscrições até o momento. Estamos ansiosos pelo encontro!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vínculos a partir do olhar do Serviço Social

Confirmada a presença da Assistente Social Marília Filgueras Fischer Menezes, CRESS 3512, especialista em terapia familiar (UFRGS), Psicologia Social (La Boca Argentina) e mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UNISINOS). Militante há 26 anos na defesa dos direitos da criança e adolescente e hoje pelo direito a convivência familiar e comunitária.

Foi assistente social da PMPA, Canoas e FEBEM. Exerceu supervisão, coordenação e foi diretora técnica da FPE (antiga FEBEM) responsável pelo reordenamento institucional dos abrigos a nivel estadual em 2000. Pesquisa nos processos de institucionalização de crianças e adololescentes: reprodução histórica de modelos de atendimento. Exerceu docência universitária e presta assessoria/consultoria para a rede de proteção.

Ela é uma das profissionais que dialogarão sobre o Vínculo como possibilidade de Intervenção, tema central do II Seminário do CREAS SL.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

População de Rua em Brasília

O CREAS SL, através do SEAS - Serviço Especializado de Abordagem Social, apóia o Movimento Nacional da População de Rua. Nesta semana, o Educador Social Binô Zwetsch está em Brasília participando de manifestações deste Movimento, junto com Jardel, Dirce e Luis Carlos, representantes do movimento da população de rua de São Leopoldo.
Reproduzimos abaixo algumas notícias recentes...

"Mais de 200 representantes do Movimento dos Moradores de Rua foram nesta terça-feira (24) ao Palácio do Planalto, em Brasília, para reivindicar direitos nas áreas de moradia, trabalho e assistência social. Eles foram recebidos pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, e pelo chefe de gabinete do Presidente da República, Gilberto Carvalho.

O governo pretende avaliar a possibilidade de oferecer treinamento e trabalho aos moradores de rua no período da Copa do Mundo, para que eles possam, por exemplo, orientar os turistas que vierem ao Brasil. A ministra Márcia Lopes admite a situação difícil da população de rua, mas disse que o governo está mobilizado para melhorar a qualidade de vida deles. “Nós temos ainda muito preconceito, muitas posturas conservadoras que não sabem facilitar as políticas públicas para as pessoas, mas estamos mudando essa situação.”

Pesquisa feita pelo Ministério em 71 municípios com mais de 300 mil habitantes revelou a existência de 48 mil pessoas em situação de rua. “De posse dos números pudemos conversar e cobrar ações das prefeituras e governos estaduais”, disse Márcia Lopes. A ministra também destacou que a orientação do governo federal é para que toda a população de rua seja inserida no Cadastro Único dos Programas Sociais e possa receber os benefícios da assistência social.

Segundo a ministra, desde 2006, o Ministério tem repassado recursos para serviços de acolhimento de famílias em situação de risco. Na última expansão de serviços, foram definidas verbas para a implantação de 99 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), preparados para atender os moradores de rua, inclusive com apoio psicológico. “É um espaço específico para o morador de rua reclamar, ser ouvido e buscar outras necessidades, seja de documentação ou orientação profissional.” Os moradores de rua foram os primeiros a conhecer o Palácio do Planalto depois da reforma. O prédio foi reaberto nesta terça-feira."

Fonte: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2010/agosto/governo-expande-centros-de-referencia-para-atender-populacao-em-situacao-de-rua

Rede Brasil Atual: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/palacio-do-planalto-abre-com-movimento-de-moradores-de-rua

Portal Fala Rua: http://www.falarua.org/index.php?display=journal&id=90

MNPR apresentam propostas para candidatos ao governo de São Paulo: http://www.centrovivo.org/node/835

IG - Moradores de rua reinauguram Palácio do Planalto: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/moradores+de+rua+reinauguram+palacio+do+planalto/n1237759538775.html

CREAS Gravataí confirma Parceria

Acabamos de receber o email da Cláudia Winter, coordenadora do CREAS Gravataí, confirmando a parceria para o II Seminário CREAS SL. Este CREAS irá conduzir o Grupo de Trabalho 1, que terá como tema o vínculo entre Judiciário, Ministério Público e o PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado para Famílias e Indivíduos.

Estamos muito felizes com as confirmações e também com as inscrições que estão sendo feitas. Lembramos que as mesmas serão limitadas e que aqueles que o preenchimento das vagas nos Grupos de Trabalho será por ordem de inscrição. Por isso, não deixem para depois!

Abraços
Equipe Creas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Notícias do Seminário

O CREAS de Novo Hamburgo será nosso parceiro no II Seminário CREAS SL e irá conduzir o Grupo de Trabalho 3, que terá como tema o vínculo entre o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e as demais Políticas Públicas.

Além disso, irá compartilhar um pouco de sua realidade, apresentando seus serviços, sua equipe, seu local de trabalho, suas metodologias de trabalho exitosas e seus principais desafios.

Estamos aguardando retorno do convite feito aos CREAS de Caxias do Sul, Gravataí e Canoas para os outros três grupos de trabalho. Aliás, ao realizarem a inscrição, não esqueçam de informar uma opção de Grupo de Trabalho, lembrando que:

Grupo 1. Vínculos do PAEFI com o Judiciário e Ministério Público
Grupo 2. Vínculos do SEAS com a Comunidade
Grupo 3. Vínculos do MSE com as demais Políticas Públicas
Grupo 4. Vínculos do PCDIF com as Famílias



Nessa edição estaremos distribuindo, além da Publicação "Contorno de Invisíveis" (Mapeamento e Perfil da População Adulta de/na Rua em SL), um cd com todas as apresentações deste e do seminário anterior... Aguardem!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

1° ANIVERSÁRIO SEAS/CREAS

O SEAS – Serviço Especializado de Abordagem Social está de aniversário este mês. Desde sua estruturação, há um ano, a equipe e o público atendido tiveram importantes e marcantes momentos:

- Atividades socioesportivas com o PELC – Programa de Esporte e Lazer na Cidade, na praça;
- Inclusão de pessoas em situação de rua em cursos profissionalizantes (SENAI/PRONASCI);

- Pesquisa quanti-qualitativa “Contorno de Invisíveis- Perfil e Mapeamento da População em Situação de Rua - São Leopoldo", com o lançamento da publicação para o dia 17 de Setembro de 2010, no II Seminário do CREAS-SL “Vínculos como Possibilidade de Intervenção”;
- Fórum Região Sul da População de Rua, Porto Alegre/RS, onde participaram duas pessoas que estavam em situação de rua, João e Wilson, atendidas pelo CREPAR e um Educador Social do SEAS. Apoiamos a presença da pessoa em situaçaõ de rua Luis Carlos no Seminário Região Sul da População de Rua, Curitiba/PR.
- Marcha Nacional do Movimento da População de Rua, que 24 de Agosto em Brasília. O SEAS está representado pelo Educador Social Binô Zwetch e a população adulta de rua está representada por Luís Carlos, Jardel e Dirce. Mais fotos no link: http://www.flickr.com/photos/mnpr/sets/72157624687552831/show/
- Seminário da População de Rua, que acontecerá nos dias 25 e 26 de Agosto, em Brasília, que também tem Binô como representante. http://www.falarua.org/

- Articulação e parcerias com os demais serviços da rede socioassistencial e outras políticas públicas.

Dia de Luta Anti-manicomial: na foto José, pessoa em situação de rua e usuário do Ambulatório AD, mostra seu talento de música para platéia atenta na Praça da Biblioteca.

O SEAS/CREAS , atendeu ao longo deste ano, mais de 100 pessoas em situação de rua. Dentre suas atividades o SEAS/CREAS faz busca ativa semanalmente, todas Sextas-feiras, atende demanda espontânea diariamente e acompanha e encaminha a pessoa em situação de rua e sua família . A equipe conta com 1 Assistente Social, 3 Educadores(as) Sociais, que trabalham diretamente neste serviço e com os demais profissionais do CREAS.
O SEAS/CREAS também é apoiador do Movimento da População de Rua de São Leopoldo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vínculos a partir do olhar da Educação Social

Confirmada a presença da Educadora Karine Santos em nosso Seminário. Karine é Educadora social, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com estudos direcionados à Educação Social. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Pedagogia Social, Educação não-formal, Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Juventude e Formação de Educadores.Ela é uma das profissionais que dialogarão sobre o Vínculo como possibilidade de Intervenção, tema central do II Seminário do CREAS SL.

O que é vínculo? O que está por trás deste conceito? O que diferencia o vínculo pessoal do vínculo profissional? Para que estabelecemos vínculos? Porque é importante fortalecer vínculos familiares e comunitários? Como se fragilizam os vínculos? Como se potencializam os vínculos? Quando é hora de romper o vínculo? Como fazer isso de forma tranqüila? O vínculo se estabelece entre as pessoas ou entre pessoas e serviços?

Karine aceitou o convite para conversar sobre estas e outras questões comuns em nosso dia a dia, para respondê-las, para apresentar outras tantas, para dialogar com outros pontos de vista, para construir saberes conosco.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições para o II SEMINÁRIO CREAS SÃO LEOPOLDO - “Vínculo como Possibilidade de Intervenção”. A inscrição é gratuíta e pode ser realizada unicamente através do nosso email: creas.sacis@saoleopoldo.rs.gov.br até o dia 10 de setembro.

O Seminário acontecerá no dia 17 de setembro de 2010, das 08:00hs às 18:00hs, na Antiga Sede da Unisinos (Rua Brasil, 725 - Centro).

Programação:

08:00 - "Cadastramento": Credenciamento e distribuição do material
08:30 - "Acolhimento": Café da Manhã e Boas Vindas
09:00 - "Reunião de Equipe":Assistente Social, psicóloga, educadora social e advogada conversam sobre vínculos.
12:00 - "Encaminhamentos": Encerramento das Atividades da Manhã

13:30 - "Visitas Domiciliares": Apresentação de CREAS convidados
14:30 - "Grupos de Trabalho": Troca de experiências sobre os serviços do CREAS
16:00 - "Cafezinho": lanche coletivo
16:15 - "Estudo de Caso": Encaminhamentos a partir dos Trabalhos em Grupo
17:15 - "Relatório": Apresentação do Mapeamento e Perfil da População Adulta de Rua de São Leopoldo e Lançamento da Publicação Contorno de Invisíveis
18:00 - "Comprovante de Comparecimento" - Entrega dos certificados e da Publicação

OBS - Será fornecido certificado apenas para aqueles participantes que estiverem presentes nos dois turnos e que permanecerem até o final das atividades.

Em breve, mais informações...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Diálogo sobre Tipificação promovido pelo DAS

Hoje à tarde grande parte da equipe do CREAS esteve em Porto Alegre para participar do diálogo promovido pela Seção de Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social (Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul). Foi um momento importante, no qual tivemos a oportunidade de fazer trocas significativas a respeito da Tipificação de Serviços Socioassistenciais com com diversos CREAS da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.

Nos trabalhos em grupo pudemos mais uma vez perceber que, apesar da diversidade das realidades de cada município, temos em comum muitos dos desafios para colocar em prática os serviços previstos pela Política Nacional de Assistência Social. Entre eles, lidar com o fato da NOB RH ter previsto uma equipe mínima insuficiente para executar os serviços de Média Complexidade conforme previsto na Tipificação.

Ainda assim, segundo Silvana Koller (Coordenadora do DAS), especialmente quando comparados aos de outros estados brasileiros, os CREAS do RS estão sendo implementados de forma bastante satisfatória e executando serviços já bem próximos daquilo que a tipificação aponta como diretriz.

Ao final da tarde, quando sistematizados os trabalhos desenvolvidos durante a manhã, ficou evidente o amadurecimeto das discussões feitas pelo grupo (que já havia se encontrado algumas vezes no ano passado. Além disso, chamou atenção a necessidade e importância do profissional do direito assessorando as equipes, identificadas por diversos CREAS.

Saímos do encontro com mais perguntas do que respostas e, com certeza, valeu a pena. As inquietações promovem reflexão. Os estranhamentos apontam a necessidade de mudanças no cotidiano. Os confrontos permitem avaliar os serviços que estamos oferecendo aos usuários e qualificá-los sempre mais.

É...Temos bastante trabalho pela frente!



PS: Nosso colega Binô também participou do encontro mas, no momento da foto, tinha ido à São Leopoldo buscar o material de divulgação do II Seminário do CREAS. A Márcia, que também participou, ainda não havia chegado.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CREAS no Encontro de Trabalhadores/as da SACIS

No último dia 6 a Equipe do CREAS participou do Encontro de Trabalhadores/as da SACIS. A equipe da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica (DPGE), responsável pela organização dos Encontros, aceitou a sugestão da nossa colega Adriana (psicóloga do CREAS) e decidiu trabalhar com a temática “O que nos alimenta?”

"Integração e convivência inspiram o compartilhar daquilo que, em nosso trabalho diário, muitas vezes passa despercebido, por nossos/as colegas próximos e, principalmente, por aqueles/as com os/as quais não convivemos cotidianamente. Por isso, queremos nesse encontro “comemorar” aquelas situações e questões que nos “alimentam”, que nos dão energia para seguirmos trabalhando e lutando pelo atendimento das necessidades dos/as usuários/as da Assistência Social, pela construção de processos emancipatórios e pela efetivação da cidadania – palavras e conceitos bonitos, mas também fundamentais e palpáveis no cotidiano do nosso trabalho" André Musskopf - Diretor DPGE

As equipes foram convidadas a “compartilhar” questões relacionadas com o seu cotidiano de trabalho e que “alimentam” a sua prática e tiveram 15 minutos para apresentar essas situações da forma que escolheram. Nesta ocasião foi possível conhecermos melhor nossos/as colegas, as diversas unidades da Secretaria e o trabalho realizado em cada uma delas.


O que alimenta o CREAS?

O comprometimento da Equipe
A possibilidade de experimentar
O respeito pelos diferentes pontos de vista
As pequenas grandes conquistas
A constante vontade de aprender
A possibilidade de expressar a criatividade
Os momentos de descontração
A produção de conhecimento
O afeto entre as pessoas
Os momentos de troca

A vontade de transformar a realidade!!!