segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

" Tem coisas que não dá para fingir que não vê "


Campanha nacional intensifica enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
24/02/2011 17:40

Mobilização coordenada pelo Governo Federal estará presente em blocos carnavalescos e nos aeroportos de 17 capitais e permanecerá durante todo o ano.

Brasília, 24 – Para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, o Governo Federal, em conjunto com a sociedade e com organismos nacionais e internacionais que atuam na proteção de meninos e meninas, inicia ações de mobilização para o ano. Nesta sexta-feira (25), às 10h, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, participará do lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Brasília, com a presença da titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Arlete Sampaio.

No mesmo dia, às 16h, no Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vai lançar oficialmente a campanha nacional. Na ocasião, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a apresentadora Xuxa Meneghel e autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além das entidades parceiras da campanha, apresentarão as peças e o conceito da mobilização, que será permanente ao longo deste ano.

A campanha nacional estará presente em blocos do carnaval e nos aeroportos de 17 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Denúncias – O conceito da campanha – “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você” – convoca a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, que aumenta em períodos festivos. O símbolo da campanha deste ano é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representando a sociedade em torno do problema que precisa ser enfrentado.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, serão distribuídas peças com a arte da campanha, que também estará presente em espaços de rádio, televisão e mídia impressa, divulgando o Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço gratuito que já funciona das 8h às 22h e que, a partir de 1º de março, ficará ligado 24 horas por dia, sete dias por semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br.

Entre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque 100 já fez cerca de 2,5 milhões atendimentos e encaminhou mais de 145 mil denúncias de todo o País, atendendo 89% dos municípios brasileiros.

Unidades públicas – Em todo o País, há cerca de 2 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que funcionam com recursos do MDS. Nessas unidades públicas, serviços especializados e continuados são ofertados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras).

Fonte: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/campanha-nacional-intensifica-enfrentamento-a-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MJ divulga Mapa da Violência 2011

Brasília, 23/02/2011 (MJ) – Será lançado nesta quinta-feira (24), no Ministério da Justiça, em Brasília, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. A divulgação será às 10h, na Sala de Retratos do edifício sede, e contará com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior.

Coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o estudo servirá de subsídio a políticas públicas de enfrentamento à violência. O estudo, que tem como fonte os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, aponta o crescimento das mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.

Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil
Sumário Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dica de Material


Cartilha muito interessante para os profissionais do CREAS e de toda a rede que atua junto à crianças, adolescentes e famílias em situação de violências, publicado pelo Ministério da Saúde:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/linhadecuidado.pdf