quarta-feira, 20 de julho de 2011

III Seminario CREAS / Equipes de Referencia

O que sao Equipes de Referencia?
Equipes de referência são aquelas constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários.

Que profissionais compoem a Equipe de Referencia do CREAS?
A equipe de referencia do CREAS e composta por coordenador/a, assistente social, psicologo/a, advogado/a, assistente administrativo e profissionais de ensino medio (que no CREAS SL sao denominados "Educadores Sociais").

Tanto o CREAS quanto os demais servicos do Sistema Unico de Assistencia Social possuem equipes de referencia previstas pela NOB-RH/SUAS (2006). Recentemente, atraves da RESOLUÇÃO Nº 17, DE 20 DE JUNHO DE 2011, o Conselho Nacional de Assistencia Social, ratificou a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS e reconheceu as categorias profissionais de nível superior para atender as especificidades dos serviços socioassistenciais e das funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Conheca esses documentos!



NOB-RH/ SUAS






Resolucao Nº 17, DE 20 DE JUNHO DE 2011
















quinta-feira, 14 de julho de 2011

Noticias III Seminario CREAS / Programação Completa



"O trabalho interdisciplinar na equipe de referência"


08h00min – Credenciamento Equipe CREAS SL


08h30min – Palestra de Abertura


Charles Pranke - Sociólogo, Secretario Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (SACIS)


09h00min - Painel: "As equipes de referência no SUAS "


Silvia Giuliani - Psicologa, assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)


10h30min – Painel: "O trabalho interdisciplinar no SUAS"


Gissele Carraro - Assistente Social, mestre em servico social, atua como Apoio Técnico à Pesquisa no Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais (NEDEPS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


12h00min – Intervalo


13h30min – Grupos de Trabalho


1. O trabalho interdisciplinar em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes


Convidada: Martha Narvaz, doutora em psicologia,especialista na área da dependência química e da violência doméstica. Atua como psicologa comunitária e terapeuta familiar, constituindo sua trajetoria profissional a partir do trabalho com grupos em situação de vulnerabilidade social, especialmente com meninas e mulheres vítimas de violência doméstica e de abuso sexual.


Facilitadora: Oriana Hadler, mestre em psicologia social, atua como docente e atende curso de Formação em Psicodrama. Integrou a equipe do CREAS SL no ano de 2010.


2. O trabalho interdisciplinar frente à situação de rua


Convidada: Rejane Pizzato, assistente social do Serviço de Atendimento Social de Rua/FASC de Porto Alegre e Casa de Convivência desde 1997. Mestranda em Serviço Social, com estudos sobre o tema atendimento social de rua.


Facilitadora: Adriana Hashem, psicologa, atua no CAPS Capile. Integrou a equipe do CREAS SL nos anos de 2009 e 2010.


3. O trabalho interdisciplinar com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e suas famílias.


Convidado: Pablo Potrich Corazza, psicologo, terapeuta de família em formação. Coordenou serviço de medidas socioeducativas na região metropolitana de Curitiba/PR.


Facilitadora: Tatiane Bagatini, psicologa especialista em psicologia social, mestre em saude coletiva, atua no setor de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde. Integrou a equipe do CREAS SL nos anos de 2006 a 2008.


4. O trabalho interdisciplinar junto a idosos, pessoas com deficiência e suas famílias em situações de violação de direitos.


Convidada: Maria Anira Cuty da Silva, pedagoga, especialista em gerontologia social. Atua na FASC, trabalha com idosos ha cerca de vinte anos. Atualmente, compõe a equipe técnica da Proteção Social Especial de Média Complexidade, como referencia do serviço Centro Dia do Idoso.


Facilitadora: Glauce Janaina Viana, psicologa, residente em Saude Mental Coletiva (UFRGS). Integrou a equipe do CREAS SL no ano de 2011.


17h00min – Encerramento

__________________________________________________________________


Quando? Sexta feira, 22 de julho de 2011.


Onde? No Auditório Rosa, das Faculdades EST (Morro do Espelho/ Sao Leopoldo)


Como se inscrever? Unicamente através do email creasdpsesacis@gmail.com, até quarta (20.07.2011). Observação: últimas vagas.


Será fornecido certificado? Sim.



Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe através do fone (51) 35687710.











quarta-feira, 13 de julho de 2011

Noticias III Seminario CREAS / GT1 Inscrições Encerradas

Colegas,

Informamos que as inscrições para o GT1: o trabalho interdisciplinar em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes estão encerradas, pois já esgotaram as 45 vagas disponíveis.

Abraços,
Equipe CREAS SL

Noticias III Seminario CREAS / Facebook

Nosso Seminário esta sendo divulgado no Facebook, confirme sua presença la também:

https://www.facebook.com/event.php?eid=240487345971146


Noticias III Seminario CREAS / Sao Leopoldo Fest

Colegas

No dia 22 de julho, dia do III Seminário do CREAS SL, acontecera a abertura da Sao Lepoldo Fest, evento que ha 20 anos faz parte do contexto sociocultural do município e que conta com uma variada programacao. Para quem quiser se divertir um pouco apos nosso dia de intenso trabalho, seguem algumas informacoes...

Data: 22 a 31 de julho de 2011
Local: Largo Rui Porto ( Av Dom João Becker, centro - São Leopoldo-RS)
Central de atendimento: (51) 3566 0556 e (51) 3591 8858
E-mail: contato@yzen.com.br
Site: www.saoleopoldofest2011.com.br

Imprensa: (51) 3591 8858 ou cultura@saoleopoldo.rs.gov.br

Abertura dos portões : Todos os dias às 11h

Encerramento: Todos os dias às 00h

Setores do evento

Espaço empresarial: feira de negócios com empreendedores da região.
Artesanato: feira de artesanato e economia solidária.
Polo Gastronômico: espaço especial para restaurantes de São Leopoldo.
Tablado Folclórico: palco para apresentações musicais e grupos folclóricos.
Espaço Arte Sesc: Em parceria com o Sesc/RS, o espaço é destinado ao teatro, a música, a dança e outras diversas atrações artísticas.
Arena de Shows Nacionais: Composta por dois palcos (A e B), a superestrutura coberta tem visão frontal para os shows.
Área VIP: Área cercada com capacidade para 300 pessoas, localizada nos primeiros cinco metros em frente aos palcos da Arena de Shows. Também possui bar e banheiros que atendem exclusivamente esse setor. Esse espaço também será utilizado gratuitamente para pessoas com necessidades especiais.

OBS.: Todos os setores do evento são cobertos não dependem da previsão do tempo para seu funcionamento.

Ingressos e acesso ao evento

Ingresso: R$ 10,00 (Acesso a todos os setores, menos Área VIP).
Entrada Franca: Nos dias 22 (sexta), 26 (terça), 27 (quarta) e 28 (quinta), a entrada é franca entre 11h e 14h.
Outros valores: Nos dias 25 (Bruno & Marrone), 27 (Revelação) e 29 (Nx Zero), o ingresso é de R$ 15,00 após as 18h.

Acessos especiais

Idosos acima de 60 anos não pagam ingresso.
Crianças até 10 anos não pagam ingresso. (Acompanhados pelo responsável).
Estudantes têm entrada franca nos dias 26 (terça), 27 (quarta) e 28 (quinta), entre 10h e 14h.


Mais informacoes e a programacao completa podem ser conferidas no site:

http://www.saoleopoldofest2011.com.br












terça-feira, 12 de julho de 2011

Noticias III Seminario CREAS / Local

Faculdades EST - Auditorio do Predio Rosa
Rua Rua Amadeo Rossi, 467 - Bairro: Morro do Espelho - São Leopoldo-RS


Noticias III Seminario CREAS / GT 1

Grupo de Trabalho 1: O trabalho interdisciplinar em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes

Convidada: Martha Giudice Narvaz

Possui graduação em Curso de Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005, 2009). Psicóloga comunitária e terapeuta familiar, é especialista na área da dependência química e da violência doméstica pela USP (2000). Professora adjunta de psicologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), coordena a Unidade da UERGS em Alegrete. Sua trajetória profissional e acadêmcia vem-se constituindo a partir do trabalho com grupos em situação de vulnerabilidade social, especialmente com meninas e mulheres vítimas de violência doméstica e de abuso sexual. Tem experiência na área da Psicologia e da Educação, com ênfase em Clínica Comunitária, trabalho com grupos e capacitação de redes de atendimento em saúde, assistência social, segurança e educação na articulação com os seguintes temas: gênero, mulheres, meninas, violência, políticas públicas e intervenção familiar e comunitária.

Facilitadora: Oriana Holsbach Hadler
Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e pós-graduada na Goldsmiths College - University of London, Inglaterra. Atualmente é docente do curso de Psicologia da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Integrante do Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporaneas de Subjetivação na UFRGS. Atende curso de Formação em Psicodrama, tendo experiência na área de Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, saúde mental, psicoterapia de grupo e psicologia institucional. Trabalhos de destaque voltam-se para práticas sociais com crianças e adolescentes em instituições e a consolidação de políticas públicas para/de/com juventude. Neste viés, atua junto ao Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), em Porto Alegre/RS, sob o enfoque psicodramático.