sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estágio Curricular de Psicologia no CREAS

O CREAS SL está abrindo as inscrições para estágio de psicologia/2011. Abaixo, mais detalhes da proposta:

Apresentação: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalho que ofertam apoio e acompanhamento individualizado especializado, sistemático e monitorado.

Público: O CREAS presta atendimento a indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados e/ou ameaçados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.

Funcionamento: O CREAS oferece atendimento psicossocial, conforme as características etárias dos/as usuários/as e a situação de risco vivenciada. Seus serviços funcionam de forma articulada entre si, bem como buscam articulação com os demais serviços da Proteção Social Básica e Especial, com as políticas públicas e outras instituições que compõem o sistema de garantia de direitos. Conforme Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social n.º 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, oferece:

a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI;
b) Serviço Especializado em Abordagem Social - SEAS;
c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida - LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC e
d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e suas Famílias – PCDIF.

O Psicólogo no CREAS: está previsto pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, compondo equipe multiprofissional com Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Assessor Jurídico, entre outros. Suas atividades variam conforme o serviço no qual está inserido, mas sempre tem por objetivo uma abordagem psicossocial, como foco nas relações familiares. Trabalha-se com a lógica de clínica ampliada flexibilizando o setting de atendimento: as mais diversas situações (passeios, visitas domiciliares, grupos) poderão se constituir como dispositivos clínicos de escuta e intervenção. A supervisão é dada a partir do referencial da teoria sistêmica.

Período de inscrição: de 08/11/2010 a 15/11/2010.

Pré requisitos (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): É desejável que o estagiário já tenha feito disciplinas sobre grupos, psicologia social / comunitária, psicodinâmica das famílias, clínica psicológica, psicologia do desenvolvimento (criança, adolescente, adulto), clínica ampliada. É indispensável que saiba / esteja disposto a trabalhar em equipe e que tenha interesse no trabalho com famílias.

Documentos exigidos: histórico escolar e memorial (escrever uma ou duas páginas sobre as memórias de infância / adolescência em família e grupos, inclusive de algumas vivências durante a formação em psicologia e relacionar às expectativas com relação ao estágio)

Data (s) da seleção: 17/11/2010 (entrevista coletiva) e 24/11/2010 (entrevista individual)

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Envio de histórico e memorial por email (creas.sacis@saoleopoldo.rs.gov.br /com cópia para axmpsi@hotmail.com) de 08 à 15/11. A partir do email será feito contato para entrevista coletiva (se houver mais de 05 interessados) e/ou entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 30/11/2010.

Telefone, fax e e-mail para informações: 35687710 / creas.sacis@saoleopoldo.rs.gov.br (com cópia para axmpsi@hotmail.com)

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Alessandra Xavier Miron – CRP: 07/13678

Período de estágio: de 01/02/2011 a 31/07/2012

Número de Vagas: 04

Nenhum comentário: