terça-feira, 21 de agosto de 2012

VI Conferência estadual dos direitos da pessoa com deficiência: o CREAS esteve presente


Por Ieda Mº Jardim

(Educadora social-CREAS/PCDIF)


A VI Conferência estadual dos direitos da pessoa com deficiência ocorreu nos dias 27, 28 e 29/07/2012, foi realizada no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael e teve como tema “Os direitos da pessoa com deficiência - Um olhar”, através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios. Foi discutido o Plano de Ação da Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência – OEA, o Compromisso Nacional pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, o Plano Viver Sem Limites e demais normas e legislações vigentes.

DO TEMÁRIO:

Art. 3º - A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá como tema central: “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”.

Art. 4º - São eixos temáticos da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência:


I – Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional;

II – Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia;

III – Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses;

IIII – Segurança, acesso à Justiça, padrão de vida e proteção social adequado.

Na abertura da VI Conferência várias autoridades se fizeram presentes; dentre elas, a atual ministra dos direitos humanos; Maria do Rosário.

Foram discutidos ao longo dos dias assuntos como gestão pública; importância da transversalidade na politica pública e a importância da mobilização no Rio Grande do Sul da pessoa com deficiência.

Questionamentos:

• Quanto à falta de acessibilidade; e o que já se conseguiu avançar.

• Dignidade da pessoa com deficiência.

• Esporte; devem-se trabalhar as potencialidades e não os limites.

• Precisa-se de profissionais capacitados (linguagem dos sinais) e também sensibilizados.

Vários painéis foram apreciados e instituições (FADERGS, CONADE, COEPEDE...) se fizeram presentes e ao longo de toda conferência se falou muito em “Nada sobre nós sem nós”., uma alusão a

Acho importante colocar a deliberações da conferência, ou seja se discutiu, se discutiu, mas o que deliberou-se.

O CREAS esteve lá, por acompanhar constantemente a luta da pessoa com deficiência por dignidade e uma melhor qualidade de vida no município de São Leopoldo. E também por ser um serviço que atende pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade e violação de seus direitos.



Entre nesse Bonde você também!

Por Ivânia, Marcos, Letícia e Luana
(Equipe do MSE)

No mês de agosto de 2012, inicia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dilza Flores o Projeto "Entre nesse bonde você também". Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social - SACIS, através da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SMED, Secretaria Municipal de Segurança - SEMUSP e instituições da Rede Socioassistencial.

O projeto tem por objetivo, promover, junto às escolas, espaços de debate, discussão e reflexão acerca das diferentes formas de produção e reprodução da violência, tendo em vista a prevenção da violência na adolescência e da reincidência da prática do ato infracional.

A ideia surgiu a partir das discussões coordenadas pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço Comunitário, um dos serviços oferecidos pelo CREAS, onde no ano passado foi realizado um projeto piloto em duas escolas da rede municipal durante o mês de novembro de 2011. Os adolescentes que participaram avaliaram como positiva a intervenção para o ano de 2012 e sugeriram temas como: família, armas, drogas, abuso sexual, teatro, música, Amor, sexualidade, bulliyng, entre outros a serem trabalhados.

A metodologia de trabalho segue o formato das rodas de conversa, utilizando-se de dispositivos como vídeos, técnicas grupais, apresentações e trabalhos de livre expressão, para potencializar as discussões.

As oficinas ocorrem todas as terças-feiras das 10h às 12h.




Nenhum comentário: