terça-feira, 21 de setembro de 2010

São Leopoldo lança publicação sobre moradores de rua



sexta-feira, 17 de setembro de 201015:50
Lucas Brito

Trabalhadores dos Centros de Referências participam do evento
No dia 17 de setembro, centenas de pessoas que trabalham em Centros de Referências Especializados em Assistência Social do Estado lotaram o auditório da antiga sede da Unisinos, em São Leopoldo. Na ocasião foi lançada a publicação Contorno de Invisíveis, com o resultado da pesquisa realizada com 102 adultos que estão em situação de moradores de rua, com a presença do prefeito Ary José Vanazzi e do secretario da Sacis, André Muskoff.

Na capa da publicação, uma foto do pintor Luis Brasil, em homenagem a sua contribuição histórica e social para o município. "Conheci o Brasil em 1983. Uma figura que pode nos ajudar a responder alguns motivos pelos quais as pessoas moram nas ruas, assim como ele morou", relatou Vanazzi, elogiando a escolha do artista como capa. O prefeito destacou ainda a importância da visão que a cidade tem sobre a vida das pessoas. "É difícil encontrar nas ruas de São Leopoldo crianças pedindo esmola. Tenho certeza que isso é resultado das políticas públicas como a de distribuição de renda, políticas transversais que foram desenvolvidas nos últimos dez anos". Vanazzi relata que as políticas sociais foram transformadas em leis nacionais, após a reformulação da Constituição Federal de 1988, como a política de Estratégia da Família.

A atividade ocorreu durante o 2º Seminário do CREAS de São Leopoldo, que teve como tema "Vínculos como possibilidade de intervenção". Com o propósito de dialogar com as áreas de psicologia, educação social, direito e serviço social; além de troca de experiências com outros CREAS do Estado e demais serviços da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social - SACIS. O encontro finalizou com um debate visando troca de experiências, com os representantes das cidades de Gravataí, Alvorada e Novo Hamburgo, que coordenaram os grupos de discussão. "Trabalhamos com os vínculos que estabelecemos com pessoas que precisam de orientação. O seminário melhora o nosso olhar de compreensão das necessidades da população", afirma a recepcionista do Cras Norte, Arlete Rodrigues da Silva.

Alessandra Miron, responsável pelo Creas de São Leopoldo, coordenou a pesquisa, que teve duração de um ano, juntamente com mais quatro pessoas. O resultado foi publicado em 40 páginas, em formato de revista. O material é fruto da pesquisa realizada pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social, um dos quatro serviços de média complexidade executados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A coleta dos dados teve duração de um ano Para ter acesso ao resultado da pesquisa, as informações podem ser encontradas em PDF, no blog www.creasdpsesacis.blogspot.com; ou impressa através do contato 3568-7710 das 10h às 17 horas (Rua São Joaquim, 600, Centro - São Leopoldo)

Pesquisa - Segundo o levantamento a ser apresentado, o perfil da população em situação de rua é o seguinte: 69% são jovens entre 18-29 anos, 43% na faixa de 18-24 anos; 54% autodeclaram-se brancos, 42% pardos ou negros e 4% indígenas; 39% nativos da região metropolitana de Porto Alegre e 22% nativos de São Leopoldo. Destes, 50% vivem há mais de 20 anos em São Leopoldo; 88% são homens; 41% vivem em situação de rua de 2 a 10 anos; 71% tem ensino fundamental incompleto; 10% declararam-se analfabetos.

Quanto à ocupação, a pesquisa mostra que 47% são guardadores de carros e 22% catadores e recicladores de materiais. Sobre a profissão, 35% são profissionais da construção civil e 20% profissionais da indústria. No item uso de drogas, 74% responderam que usam diariamente cigarro, 31% crack, 23% álcool e 13% maconha.

Fonte:https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=7759&user=&id_CONTEUDO=&codID_CAT=2&imgCAT=tema_prefeitura.jpg&categoria=Notícias

Nenhum comentário: