quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O CREAS que queremos em 2012


Queremos um CREAS amplo e democrático, onde todos tenham voz e opinião.

Queremos um CREAS em que todos sintam-se acolhidos e possam trocar saberes, informações, sentimentos...

Queremos um CREAS em que todos sejam cúmplices, respeitando, ouvindo e questionando um ao trabalho do outro, de modo a construir e evoluir e não menosprezar e destruir.

Queremos uma coordenação cooperativa, parceira, que esteja junto; sugestionando, problematizando e abraçando junto os problemas e inquietações.

Queremos um CREAS lindo, horizontal nas relações profissionais e ascendente nas relações humanas.

Em 2012 gostaríamos de um CREAS coletivo...

Que a gente possa trabalhar não só as demandas individuais, nossas e dos usuários, mas entender que estas fazem parte de um todo muito maior, e que é só a partir do coletivo que as transformações acontecem.

Que acima de tudo a gente pense coletivamente, e enfrente as dificuldades coletivamente. Como trabalhadores da assistência social é nosso dever trabalhar pelo direito a participação política dos usuários, fomentando sua organização na luta por direitos.

Da mesma forma, para enfrentar as nossas lutas enquanto classe trabalhadora, necessitamos estar unidos e pensando estratégias coletivas.

Em 2012 queremos um CREAS desburocratizado, onde os fluxos não sirvam para nos engessar e sim para facilitar o trabalho.

Um CREAS que trabalhe sempre pelos direitos da população usuária e não por interesses individuais.


Queremos para 2012 um CREAS reflexivo e critico também acerca de de nossas ações enquanto trabalhadores da Assistência Social. Que possamos lembrar que isso se reflete em nosso publico, e que esse pensar com criticidade nada mais é do que Ética.

Que continuemos na construção do trabalho interdisciplinar, afinal temos sim, a obrigação de fazê-lo assim, pois esse foi o tema do III seminário do CREAS.

Que possamos retomar sistematicamente os fluxos internos do CREAS pois, embora estejamos distribuídos em quatro diferentes serviços, todos somos CREAS e temos a obrigação de saber sobre todos eles


Que a nossa equipe continue fazendo um ótimo trabalho ético e político.

Desejos descritos por Caroline, Débora e Rodrigo e compartilhados por toda a equipe do CREAS SL.



Abraços Nossos e Feliz Ano Novo!!!!

2 comentários:

smartins disse...

Fico feliz com o trabalho destas equipes, somente sinto que mesmo no desenho a democracia racial não é visibilizada. Senão vejamos, somente duas figuras representam mulheres negras e nenhum homem negro, cadê os gordinhos, os outros grupos étnicos, as outras identidades deste grande mosaico chamado Brasil. O desenho mostra uma equipe que retrata o cotidiano, os diferentes sãos as ameixas dos manjares. Esta é a parte triste deste Brasil que não promove a diversidade real e concreta.
Abraços um 2012 mais Preto ou menos Branco idealizado.
Sandra

smartins disse...

Eu comentei anteriormente que não vira gordinho no desenho. Peço desculpas, tem um. O resto do comentário permanece inalterado.
Acrescentando que são 3 figuras femininas negras todas postadas do mesmo lado, e no entanto, já somos mais de 60% da população e não minoria como indica o desenho. Minorias são os não-negros.