sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Diálogo sobre Tipificação promovido pelo DAS

Hoje à tarde grande parte da equipe do CREAS esteve em Porto Alegre para participar do diálogo promovido pela Seção de Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social (Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul). Foi um momento importante, no qual tivemos a oportunidade de fazer trocas significativas a respeito da Tipificação de Serviços Socioassistenciais com com diversos CREAS da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.

Nos trabalhos em grupo pudemos mais uma vez perceber que, apesar da diversidade das realidades de cada município, temos em comum muitos dos desafios para colocar em prática os serviços previstos pela Política Nacional de Assistência Social. Entre eles, lidar com o fato da NOB RH ter previsto uma equipe mínima insuficiente para executar os serviços de Média Complexidade conforme previsto na Tipificação.

Ainda assim, segundo Silvana Koller (Coordenadora do DAS), especialmente quando comparados aos de outros estados brasileiros, os CREAS do RS estão sendo implementados de forma bastante satisfatória e executando serviços já bem próximos daquilo que a tipificação aponta como diretriz.

Ao final da tarde, quando sistematizados os trabalhos desenvolvidos durante a manhã, ficou evidente o amadurecimeto das discussões feitas pelo grupo (que já havia se encontrado algumas vezes no ano passado. Além disso, chamou atenção a necessidade e importância do profissional do direito assessorando as equipes, identificadas por diversos CREAS.

Saímos do encontro com mais perguntas do que respostas e, com certeza, valeu a pena. As inquietações promovem reflexão. Os estranhamentos apontam a necessidade de mudanças no cotidiano. Os confrontos permitem avaliar os serviços que estamos oferecendo aos usuários e qualificá-los sempre mais.

É...Temos bastante trabalho pela frente!



PS: Nosso colega Binô também participou do encontro mas, no momento da foto, tinha ido à São Leopoldo buscar o material de divulgação do II Seminário do CREAS. A Márcia, que também participou, ainda não havia chegado.

Nenhum comentário: