quarta-feira, 25 de agosto de 2010

População de Rua em Brasília

O CREAS SL, através do SEAS - Serviço Especializado de Abordagem Social, apóia o Movimento Nacional da População de Rua. Nesta semana, o Educador Social Binô Zwetsch está em Brasília participando de manifestações deste Movimento, junto com Jardel, Dirce e Luis Carlos, representantes do movimento da população de rua de São Leopoldo.
Reproduzimos abaixo algumas notícias recentes...

"Mais de 200 representantes do Movimento dos Moradores de Rua foram nesta terça-feira (24) ao Palácio do Planalto, em Brasília, para reivindicar direitos nas áreas de moradia, trabalho e assistência social. Eles foram recebidos pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, e pelo chefe de gabinete do Presidente da República, Gilberto Carvalho.

O governo pretende avaliar a possibilidade de oferecer treinamento e trabalho aos moradores de rua no período da Copa do Mundo, para que eles possam, por exemplo, orientar os turistas que vierem ao Brasil. A ministra Márcia Lopes admite a situação difícil da população de rua, mas disse que o governo está mobilizado para melhorar a qualidade de vida deles. “Nós temos ainda muito preconceito, muitas posturas conservadoras que não sabem facilitar as políticas públicas para as pessoas, mas estamos mudando essa situação.”

Pesquisa feita pelo Ministério em 71 municípios com mais de 300 mil habitantes revelou a existência de 48 mil pessoas em situação de rua. “De posse dos números pudemos conversar e cobrar ações das prefeituras e governos estaduais”, disse Márcia Lopes. A ministra também destacou que a orientação do governo federal é para que toda a população de rua seja inserida no Cadastro Único dos Programas Sociais e possa receber os benefícios da assistência social.

Segundo a ministra, desde 2006, o Ministério tem repassado recursos para serviços de acolhimento de famílias em situação de risco. Na última expansão de serviços, foram definidas verbas para a implantação de 99 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), preparados para atender os moradores de rua, inclusive com apoio psicológico. “É um espaço específico para o morador de rua reclamar, ser ouvido e buscar outras necessidades, seja de documentação ou orientação profissional.” Os moradores de rua foram os primeiros a conhecer o Palácio do Planalto depois da reforma. O prédio foi reaberto nesta terça-feira."

Fonte: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2010/agosto/governo-expande-centros-de-referencia-para-atender-populacao-em-situacao-de-rua

Rede Brasil Atual: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/palacio-do-planalto-abre-com-movimento-de-moradores-de-rua

Portal Fala Rua: http://www.falarua.org/index.php?display=journal&id=90

MNPR apresentam propostas para candidatos ao governo de São Paulo: http://www.centrovivo.org/node/835

IG - Moradores de rua reinauguram Palácio do Planalto: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/moradores+de+rua+reinauguram+palacio+do+planalto/n1237759538775.html

Nenhum comentário: