quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Indicações de Livros sobre Situação de Rua

A equipe do SEAS tem algumas indicações de livros que podem ajudar a compreender a situação de rua no Brasil e no mundo.


Desafortunados: Um Estudo sobre o Povo da Rua
"Desafortunados" é material de referência para todos os leitores interessados em compreender a situação crítica da vida nas ruas. Traz uma rica etnografia da subcultura das ruas do Texas, destacando sobremaneira as rotinas diárias e suas variações, as estratégias e lutas pela sobrevivência material, social e psicológica. Baseado em pesquisas de campo, entrevistas de história de vida com moradores de rua, leva-nos a repensar as causas e os efeitos do morar na rua. Oferece também uma metodologia detalhada para observação e descrição do fenômeno.
Autor Leon Anderson
Editora Vozes
ISBN 8532620760
Páginas 528
Edição 1
Ano 1998
Idioma Português

NO MEIO DA RUA
"No meio da rua" olha os que moram no meio da rua e, com isto, é um murro na globalização. Os autores fazem uma revolução no pensamento acadêmico brasileiro ao saírem da tradição, sobretudo entre economistas, de se analisar o Brasil como se fosse um país caminhando em direção à riqueza, e vêem o mundo rumando para uma ruptura social entre incluídos e excluídos. Afastar o temor irracional e acabar com os ovos da serpente sempre foi tarefa do conhecimento - uma tarefa necessária, ainda que insuficiente. A leitura de 'No meio da rua' cumpre esse papel - ajuda a afastar os medos espectrais engendrados pela globalização e pelo neoliberalismo.

ORGANIZADOR: Marcel Bursztyn
ISBN: 9788586435386
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
PÁGINAS: 264
ANO DE EDIÇÃO: 2000
EDIÇÃO: 1ª


POPULAÇÃO DE RUA: Quem é, Como Vive, Como é vista
O livro trata o retrato de uma sociedade que não garante trabalho nem teto. Suas marcas mais reais são a desproteção, o abandono e o sofrimento. Para uns há ainda coragem, esperanças e sonho de emprego, de casa, de poder viver. Mas nem todos sequer isso conseguem, e no limite ocupam a rua. É uma realidade assustadoramente cruel, uma face que a sociedade tenta esconder.

Editora: Hucitec
Autor: MARIA A.C. VIEIRA & ENEIDA MARIA RAMOS BEZERRA & CLEISA M.M. ROSA
ISBN: 8527102117
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 3
Número de páginas: 181

Rua sem Saída: Um estudo sobre a relação entre o Estado e a População de Rua de Brasília
Neste livro, Camila Potyara Pereira, trata com densidade e clareza o tema da pobreza, sua imprecisão conceitual e os reflexos que decorrem de sua utilização, ressaltando a situação da pobreza extrema em Brasília, de modo a contrariar as impressões imediatas que se tem da e na capital federal.
Editora: ÍCONE
Autor: Camila Potyara
ISBN: 978-85-61341-28-2
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição:
Número de Páginas: 144



VIDAS DE RUA

A autora indica que as difícieis conjunturas econômicas das décadas de 1970 e 1980 deixaram parcelas significativas de trabalhadores à mercê do desemprego e da precariedade cada vez maior das condições de trabalho, com efeitos perversos em suas vidas, tais como, situações de extrema dificuldade material, rompimento de vínculos afetivos, ameaça cotidiana da violência policial e das ruas, agravada pela presença cada vez mais avassaladora do crack, ausência de direitos e abandono institucional.

Autor: Cleisa Moreno Maffei Rosa
Editora: HUCITEC
Área: SOCIOLOGIA
ISBN: 852710668X
Páginas: 290

Nenhum comentário: