segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma Metodologia para Atendimento de Famílias em Políticas Públicas




Alguns trabalhadores do CREAS participaram nos dias 21 e 22 de outubro, na DOMUS - Centro de Terapia de Casal e Família, do Workshop ''Uma Metodologia para Atendimento de Famílias em Políticas Públicas'' ministrado pela Psicóloga Maria José Esteves de Vasconcellos.



Inicialmente foram apresentados os princípios do pensamento sistêmico como um novo paradigma de ciência que mostra a importância de se trabalhar com as relações interpessoais. A partir disto o pressuposto tradicional de localizar os problemas, procurar a causa e buscar a verdade, dá lugar a visão sistêmica que se foca nas relações, ampliando assim, o sistema a ser atendido, ou seja, torna-se necessário tirar o foco do indivíduo. Constitui-se então o Sistema Determinado pelo Problema (SDP), que através de encontros conversacionais vai possibilitar que as pessoas envolvidas naquela situação e que se identificam com a situação problema possam conversar e juntas construir possibilidades. Os três pressupostos que orientam esta prática são: complexidade, instabilidade e inter-subjetividade, demonstrando que tudo está interligado, é instável, e mutável, e que as transformações vão se constituindo através das interações. Vasconcellos salienta que sob esse ponto de vista, nós profissionais somos experts no contexto e os usuários, experts em conteúdo.



Os conceitos principais desta teoria são: ''PROBLEMA'' (construções consensuais e construção social da realidade); ''SISTEMA LINGUÍSTICO'' (relação entre pessoas que estão construindo significado para a situação por pessoas interagindo) e; ''SISTEMA DETERMINADO PELO PROBLEMA'' (pessoas em conversação e interação de algo que deveria estar melhor). A organização do SDP se dará por conversações, posições antagônicas / opiniões divergentes quanto a algo que está acontecendo e o problema será as próprias relações, expectativas que não se cumprem, acusações e recriminações recíprocas que impedem ações colaborativas.



Ao final do encontro os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos, constituindo um SDP em função de determinada situação-problema e representar um encontro conversacional. A partir deste encontro a equipe pretende aprofundar seus conhecimentos sobre esta metodologia, com vistas a qualificar as práticas desenvolvidas no CREAS.



Para conhecer mais desta nova teoria, você pode encontrar na coleção Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais – Vols. I, II e III, de autoria de Maria José Esteves de Vasconcellos, Juliana Gontijo Aun e Sônia Vieira Coelho (Editora Ophicina de Arte & Prosa). Maiores informações no site www.equipsis.com.br

Nenhum comentário: