terça-feira, 8 de novembro de 2011

Início do Projeto “Entre nesse bonde você também”

(Na foto: A estagiária de psicologia Kellen e os/as educadores/as sociais Marcos e Ivânia)



Na manhã desta segunda feira, 07/11/2011, aconteceu na E.M.E.F. Dilza Flores, a primeira roda de conversa do projeto "Entre nesse bonde você também". O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social - SACIS, através da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SMED e instituições da Rede Socioassistencial. Um dos objetivos desta ação é oportunizar que crianças e adolescentes sejam protagonistas de uma nova forma de lidar com os conflitos nas escolas e na comunidade.



A idéia do projeto surgiu a partir das discussões coordenadas pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço Comunitário, um dos serviços oferecidos pelo CREAS, na 3º edição de seu seminário anual. Conforme a educadora social Ivânia Rossato, articuladora da ação, essas discussões somaram-se à crescente demanda de adolescentes de São Leopoldo encaminhados ao sistema socioeducativo.



O nome do projeto faz alusão aos "bondes", grupos de adolescentes que se aproximam principalmente nas escolas e fortalecem suas relações através das redes sociais virtuais, muitas vezes com o objetivo de cometer atos infracionais como pichações, furtos, roubos e violência. A proposta é ressignificar a expressão, associando-a a novas formas de interação e de resolução de conflitos.



O projeto pretende ser uma experiência piloto e terá suas atividades realizadas ao longo do mês de novembro nas escolas Dilza Flores e Paul Harris, indicadas pela SMED. Nas rodas de conversa, metodologia utilizada nos encontros, serão estimuladas a reflexão crítica e a troca de experiências acerca de temas como preconceito, mediação de conflitos, vivência na rua, família, entre outros. Os encontros serão coordenados pela equipe do CREAS em parceria com o Círculo Operário Leopoldense - COL, responsável pelo Centro de Atendimento em Semiliberdade – CASEMI, e com o Centro de Defesa Bertholdo Weber - CEDECA/PROAME.


Nenhum comentário: