quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Participação no 1º Seminário Municipal sobre Pessoas em Situação de Rua: (Im) Possibilidades de Cidadania?

Sexta, dia 28 de outubro, ocorreu em Novo Hamburgo o 1º Seminário Municipal sobre Pessoas em Situação de Rua: (Im) Possibilidades de Cidadania? Estive presente, enquanto educador social do CREAS SL, acompanhado de usuários do CREPAR (Centro de referência especializado em população adulta de rua). Antes de iniciar a abertura oficial houve apresentação do esquete “Fome dos Anjos” do Teatro Luz e Cena, onde apresentaram a difícil situação dos moradores de rua e suas necessidades. Após a encenação, o Prefeito Tarcísio Zimmermann abriu o evento. A Secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, falou ao público sobre a importância do projeto para o município e apresentou os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela sua secretaria desde 2009, através do Sistema de Atendimento Social de Rua (SAS – RUA) e do CREAS POP. Em seguida o coordenador do Movimento Nacional dos Moradores de rua, Anderson Lopes, teve um discurso bastante embasado e empolgado, apresentando, também, o filme Nós na Rua, que mostra vários depoimentos de pessoas envolvidas com esse assunto. O seminário que seguiu o dia todo, contou com palestras envolvendo o tema em diferentes visões. Dentre os convidados para debater, estavam presentes também a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado, Tâmara Biolo Soares, a Secretária de Promoção dos Direitos Humanos do Governo Federal, Nadine Monteiro Borges.

Durante o almoço fomos muito bem recepcionados pelo coordenador do CREAS POP de Novo Hamburgo, Orlando de Oliveira Pinheiro, que conseguiu disponibilizar almoço para nossa comitiva no Albergue Municipal Bom Pastor. Enquanto degustávamos deliciosos cachorros quentes, fizemos uma "roda de conversa informal" com Anderson Lopes, Binô Zwetsch, usuários do serviço de Novo Hamburgo e participantes de Porto Alegre.

Na tarde, Simone de Azevedo Moura, coordenadora do SAS Rua e Orlando, apresentaram uma pesquisa sobre o serviço de acolhimento social de rua. Na sequência, Barbara Zwetsch (UFRGS) Apresentou um painel com o título: "Entre vidas: travessias possíveis e as práticas com a população em situação de rua." O seminário encerrou-se com chave de ouro, com o educador do ação rua: Binô Zwetsch, em um painel amplo e democrático falando sobre a situação de rua e a experiência que teve enquanto educador do CREAS São Leopoldo.


Rodrigo Carvalho

Educador Social CREAS SL

Nenhum comentário: