terça-feira, 19 de abril de 2011
Famílias: parceiras ou usuárias eventuais?
Este material é antigo, uma publicação da UNICEF de 2004, mas traz informações interessantes a partir das quais podemos pensar nossos serviços e metodologias de atendimento.
Boa leitura!
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Criança Não é de Rua
A Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes - Criança Não é de Rua - é uma ação de mobilização nacional em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Situação de Moradia nas Ruas.
A Campanha é uma iniciativa para a construção efetiva de uma nova realidade, capaz de gerar alianças e propostas de mudanças imediatas e de longo prazo, visando viabilizar a construção de uma alternativa real à vida nas ruas.
Por meio de seminários estaduais, deste site, de fóruns de discussão e da cobertura da imprensa, a Campanha incentiva o diálogo sobre a importância da aproximação feita pelos educadores sociais na rua, da convivência familiar e comunitária, dos espaços de acolhimento institucional governamentais e não governamentais, além das políticas públicas, financiamento governamental, e tecnologias sociais que envolvem as crianças e os adolescentes em situação de moradia nas ruas.
Site da campanha, com muitos materiais interessantes:
http://www.criancanaoederua.org.br/index.php
terça-feira, 12 de abril de 2011
Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova PL Suas
Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, a aprovação do PL Suas “é o reconhecimento da política pública de assistência social como política de Estado, que responde qualitativamente pelas demandas de vulnerabilidade e risco vividas pela população brasileira”.
Relatora do projeto, a senadora Ana Rita (PT-ES) falou em defesa do Suas e afirmou a importância do projeto para a consolidação do sistema e para a política de assistência social no Brasil.
O PL Suas transforma em lei o Sistema Único de Assistência Social, criado em julho de 2005 e coordenado pelo MDS, em parceria com governos estaduais, municipais e do Distrito Federal.